quinta-feira, 29 de maio de 2014

um pouco de egoismo me cai bem...

oi meninas,


feriado por aqui, tempo nublado e marido ajudando um casal amigo nosso com a mudança para o novo apartamento.
Ai gente, passei o dia num misto de sentimentos: egoismo e solidariedade.

Bom, acontece que quando mudamos, tínhamos tanta, tanta, tanta coisa para fazer, que quase piramos. Ja contei que tivemos que pagar uma empresa para fazer a mudança, pq no meio da semana não havia ninguém para ajudar. Tudo bem, era meio de semana, mas levando em consideração que conhecemos ate bastante gente, não vi muita boa vontade de ninguém em ajudar nos 15 dias seguinte, quando ainda precisávamos.

Esse amigo nosso veio e ajudou a colocar o piso de madeira no chao do quarto, mas de antemao avisou que teria que ir pra casa em determinada hora. Minha amiga, esposa dele que estava entao gravida nem apareceu para dar um oi. Claro, não esperava a ajuda dela e seriamos 2 gravidas sem serventia, mas confesso que fiquei desapontada uma vez que nem companhia para um papo eu tive.
O marido dela ajudou algumas poucas horas e depois foi embora.

Acontece que hoje era a mudança deles: pouca coisa, mas a muito tempo ja tínhamos avisado que ajudaríamos.
O marido dela falou que começariam por volta das 10am e atrasou ate 13pm. Resumindo, meu maridao ficou esperando, de prontidão todo esse tempo. Não pudemos planejar nada e ficamos a disposição.
Finalmente meu marido foi ate o apartamento novo ( que fica aqui perto) para ajudar a descarregar.  
Eu fiquei aqui sozinha, montando as lembrancinhas de maternidade.

Mais tarde os dois ( meu marido e amigo)apareceram e ele perguntou se eu queria ir la ficar com a mulher dele ( minha amiga) e a beb, enquanto eles carregavam o caminhão novamente. Eu, num primeiro momento pensei em ir, dai falei que iria pensar. O lugar onde eles moram é um pouco longe e eu teria que parar o que estava fazendo, deixaria de arrumar a casa como tinha planejado e ainda correria o risco de atrapalhar minha amiga nos cuidados com a bebe.
Tinha antes oferecido dela vir pra ca e ficar longe da bagunça. Trazer a bebe e ter todo o silencio e conforto necessário, mas o marido dela disse que como a bebe estava um pouco "chorona" hoje, seria mais complicado tira-la de casa. Hello! Melhor deixa-la no meio da bagunça.....mas ok, cada um faz o que acha melhor, certo?

Bom, dai juntei varias coisas e mandei uma mensagem para meu marido falando que não iria ate la. Primeiramente, ela não teve essa prontidão quando eu precisei no dia da minha mudanca, ela não quis vir ficar aqui, que tem tudo que um bebe precisa, inclusive silencio, eu teria que mudar meus planos e me abalar meia hora de carro para ir e meia para voltar. Orgulhosamente disse "não". Alias, nem sei se o convite foi pensando em ter minha companhia, ja que esses amigos se fecharam numa bolha desde as ultimas semanas de gestação e me deixaram com medo ate de fazer uma visita.

Sabe aquela sensação de que qualquer coisa que voce faca, pode incomodar a pessoa? 
Eh isso que acontece por aqui...tudo eh organizadissimo, mas as vezes cansa.

Meu marido e eu somos do tipo que nos sacrificamos pelos outros.
Como meu marido mesmo disse no dia da nossa mudança. " Se eu ajudo numa mudança e sei que a pessoa esta sozinha, fico ate a ultima caixa".
Estavamos justamente conversando sobre isso. Varias vezes mudamos nossos planos, ou adaptamos aos planos dos outros para agradar ( ou não desagradar). Chegamos sempre no horário e nos preocupamos com detalhes. Não visito ninguém sem levar algo ou ao menos perguntar se precisam de algo, e por ai vai...

Sera que estamos errados? Sera que " se dar" demais acaba sendo pior?
Nunca conseguimos falar "nao" e ouvimos sem cerimonia vários.

Tudo bem, ninguém tem a obrigação de ajudar ninguém e nós também não o fazemos pensando em retorno, mas eh que as vezes bate sim um ou outro questionamento e o engracado é que conversando eu descobri que o maridao tem a mesma impressão.
Esse casal comentou de fazermos um churrasco amanha aqui em casa. Otimo! Adorei a ideia, mas ja nem sei se vai funcionar, ja que eles tem ainda muitas coisas para embalar e carregar amanha. Mandei mensagem para o maridao avisando porem que amanha o dia sera nosso, pois sei que ele se ofereceria para fazer também essa parte. Não! Não! Não!

No próximo feriado (dia 9 )uma outra amiga se convidou para vir ficar aqui em casa com o noivo,  super amigo do meu marido. Adorooo eles e é o casal preferido para ser ter de visita. De cara me animei e falei que serão super bem vindos. Ela pediu para eu conversar com meu marido, mas como ele adora o amigo, sei que não seria problema. Depois "matutei" e vi que pode ser o ultimo momento livre antes da chegada do bebe, um tempo pra mim e o maridao. Ok, Ok...sera ótimo te-los por aqui, mas ja decidi avisa-la que teremos que cancelar a visita caso a bebe chegue antes. Não quero me preocupar com visitas nesse momento, quando estarei aprendendo a ser mae.
Sim, terei que ser um pouco egoísta dessa vez. Terei que impor limites, como bem fazem os alemães e pensar primeiro no meu bem estar. 
Gente, é dificil ser assim, mas acho que tenho que dançar conforme a musica. 
Estarei sempre exercitando a arte do "nao, desculpe, mas não da".

E tenho dito! rsrs

ps. o dia acabou e maridao ainda não voltou :-(




Um comentário:

  1. Vc está certíssima!!! As vezes é necessário dizer alguns nãos!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir