quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A vida aqui na Alemanha

Lembram que comentei no ultimo post que queria manter o blog flexivel? 
Entao, juntando a ideia da blogueira MMaria e um pedido de outra amiga para contar como as coisas são por aqui, resolvi incluir no blog algumas curiosidades sobre a Alemanha.
Cheguei ate a pensar em fazer um blog separado, mas gosto tanto desse que acho que meu coracao não teria lugar para um novo.
Bom, entre um post ou outro vou incluir um pouco da cultura alemã, comidas, cotidiano e etc. Nada tao formal ou complicado, porque nem moro a tanto tempo aqui, mas queria contar para vocês porque gosto tanto  daqui e porque as vezes não gosto...rs.
Nada didatico ou no estilo "google wikipedia". Fotos, videos e coisas interessantes ( ou nem tanto...kk).

Tudo sera norteado de acordo com minhas vivências, entao não sera possivel comparar com outras partes do país, onde as coisas são diferentes. No Sul da Alemanha, por exemplo, tudo é muito mais tradicional e ate a lingua é um pouco diferente.

Quando vou para o Brasil, fico super receosa de contar muito sobre aqui porque vejo a cara das pessoas de " la vem a chata que mora na Europa e fica comparando". Ate mesmo minha família reage assim. Uma pena, porque queria compartilhar um pouco do meu mundo, ja que eles não estão por perto para participar. Alem disso, acho que perdem de aprender um pouco sobre o que existe fora da "bolha", ou seja, alem do mundo que conhecem.

Eu sempre pensei assim e me animava horrores quando professores de ingles contavam coisas sobre os EUA ou Inglaterra. Ou quando conheci meu marido e ele comentava sobre a vida na Alemanha. Não me fascinava ser na Alemanha, e sim o fato de imaginar um mundo diferente do que conhecia no Brasil. Alem disso, ele sempre contou com um humor que eu amo nele.
Enfim, continuo na ansia de conhecer coisas novas e ja planejo ir para China com marido ( que ja conhece la) assim que a Elisa crescer um pouco e ficar com a vovó....hehehe

Obviamente, continuarei contando outras coisinhas que ando fazendo, sobre a Elisa, projetinhos e sonhos. No meio tempo, estarei no Brasil e esse sera meu tema ( maravilhaaaa!), mas sempre que surgir chance volto ao tema...

 "Vida na Alemanha".


Em breve: o Natal alemão.


Um beijao e otima semana!








5 comentários:

  1. Adoro essa ideia.
    É sempre bom conhecer novas culturas.

    Bjs!

    http://deliriosdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Blume saudades de você mulher!!!!
    Vou adorar ler seus posts sobre as curiosidades e tudo mais da Alemanha.
    Posta fotos da Elisa pra gente ver, estamos com saudades.
    Já estou ansiosa pra ler os posts.
    Bjusss Mima.

    ResponderExcluir
  3. Oiiii socorro vou pra Alemanha, rsrsrsr. Adorei seu texto, serviu pra mim. Preciso sair da "bolha". Eu confesso que estou com muito medo de viver longe daqui. Minha vida funciona bem, tenho minha profissão ( que por sinal é a mesma que a sua sou professora da educação infantil de uma rede pública no interior de São Paulo). Não falo inglês, nem alemão e temo precisar de ajuda, uma emergência mesmo e não saber pedir socorro, olha o que passa na minha cabeça. Rsrsrsr Minha bebê tem quase seis meses estou com medoooo de tudo. Kkkkk Mais com fé em Deus que tudo vai dar certo. Bjos Flavia

    ResponderExcluir
  4. Flavia,
    nao sou um expert sobre as coisas por aqui. Post mesmo o que vivencio e meu ponto de vista. Claro, posso sim te ajudar. Primeiramente, seria bom um email de contato, porque se for comentar tudo por aqui...imagine. Tem coisas que gostaria de ter ouvido de alguem antes de vir. Não de um alemão, mas de brasileiros mesmo. A vida aqui é bem diferente da vida ai. Não diria nem pra muito melhor, nem pra muito pior. Simplesmente diferente. Bom, preciso saber pq você vem, qto tempo vai ficar... Fica mais facil te ajudar. Por exemplo, se quiser trabalhar aqui, vai provavelmente ter que reconhecer diplomas, como eu fiz.
    Me manda seu contato, que te dou umas dicas sim.
    E vem sem medo....rsrs. Vc vai gostar...
    bjos
    ps. fiz alguns outros posts sobre a vida aqui. Esta faltando mais. Estou na correria...

    ResponderExcluir
  5. Oieee Blume, obrigada por responder. Vou deixar meu email. Nossa tô lendo tudo do seu blog. Rsrsrsr. Não pretendo trabalhar porque minha bebê é muito novinha e não tenho o objetivo de trabalhar por enquanto. Meu marido também é engenheiro e vai trabalhar na mesma empresa que trabalha aqui no Brasil. Estamos a procura de casa pra alugar( ohhhhh coisa difícil). Segue meu email é Muuuuuuuuito obrigada por me ajudar. Bj

    ResponderExcluir