domingo, 21 de dezembro de 2014

Natal na Alemanha

Voltei! Mais cansada do que nunca, ja que a Elisa agora resolveu dispensar as sonecas da tarde.
Como prometi, vou comentar um pouco da cultura alemã. Como estamos com um pé no Natal, achei legal começar por esse tema.
Enquanto no Brasil, o foco é comida....rsrs ( oh, saudade!), nos estados unidos decoração ( tudo lindo, sempre na base da competição), aqui existem varias coisinhas que fazem do Natal uma data muito gostosa. Estou claro, comparando as culturas que vivenciei, mas sei que todas tem seu charme nessa época.

Um detalhe que adoro aqui é que a decoracao não tem a ver com "a maior, com mais luzes, com a melhor arvore" e sim com criatividade e simplicidade. Vejo as casas com enfeites que misturam folhas secas, pinhas, enfeites de madeira, papel, etc. A ideia é deixar o clima aconchegante. As pessoas acendem velas dentro de copinhos de vidro apropriados ( e seguros) quando chegam visitas. Servem cha e biscoitinhos de Natal feitos em casa.
Toda mulher parece saber fazer os tais biscoitos. Ano passado eu comprei um livro de receitas mas não fiz nenhum porque só vomitava ( efeitos da gravidez), mas esse ano tirei o livro do armário e entre uma mamadeira ou outra, uma chorada ou outra da Elisa, consegui assar 4 tipos diferentes. Não saíram tao bonitinhos como os da minha sogra, mas para a primeira vez, estão ótimos!

Outra coisa interessante é que enquanto estamos no Brasil correndo para dentro das lojas para se refrescar com o ar condicionado, aqui o frio é cortante do lado de fora. Esse ano temos ate entao suaves  3, 4, 5 graus ( sim, SU-A-VES !), mas normalmente é terrivelmente frio. Dentro das lojas, pelo contrario, quente demais e sempre temos que tirar casaco, luvas, tocas. Imaginem o trabalho fazer isso de loja em loja.

Neve? Depende muito da região do país. Todos torcem para um Natal branquinho ( sem preconceito...kkk), mas nem sempre neva em dezembro. As vezes so acontece em janeiro. Esse ano, por exemplo, estou achando pouco provavel.

Quanto a comida, fica dificil falar, porque só comi em 3 lugares nos ultimos anos: na sogra, na cunhada e no meu doce lar, mas normalmente ha peru com um molhinho da propria gordura que eu amo, repolho roxo refogado ( não gosto muito no Brasil, mas aqui o povo sabe fazer repolho), batatas cozidas ou umas "bolotas" que lembram um pouco polenta, porem são feitas com batata amassada. Delicia tambem! 
Para os preguicosos, existe a possibilidade de usar um aparelho chamado "raclete", que existe no Brasil, mas que eu não conhecia ate entao. Cada um preenche sua pequena "grill" com queijo, milho, carne, vegetais, azeitona e o que mais couber e poe no aparelho para grelhar sobre a mesa. Ou entao fazem o "foundue" clássico, com gordura para fritar carnes e legumes. Não acho muito coisa com cara de Natal, mas é bem usado aqui quando a pessoa não quer passar o dia ralando o umbigo no forno/fogao. No Ano Novo acho uma ótima ideia. Quero comprar uma "Raclete"assim que passarem as festas, em promo, claroooo!

O que acho mais bonito são as feiras de Natal ( " Weihnachtsmarkt). Tem de tudo para comer: salsicha grelhada ( clássico aqui), crepe, sopas, pao com presunto fresco, salmão defumado assado na telha, hot dogs de meio metro ( simmm), batata frita, morango com chocolates, doces e mais doces e o melhor, que aquece a alemaozada...kkkk....VINHO QUENTE. Nao o vinho quente doce que temos no Brasil, um mais gostoso que não enjoa e com vinho de qualidade.
Alem disso, tem varios enfeites de Natal, artesanato, carrossel para as crianças, etc, etc.
 Chega de bla-bla-bla....melhor ver um pouco disso no video, certo?! Ate tinha feito meu próprio video, mas dai achei esse muuuito melhor no you tube. Mostra tudinho. Espero que gostem. Eu acho super legal saber o que acontece fora da nossa bolha chamada Brasil, entao fico feliz de compartilhar o que ja vi por aqui.
Nao sei se volto para fazer mais um post, entao ja desejo a vocês um feliz e abençoado Natal. Que vocês estejam rodeados de muito amor e paz.

Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário